terça-feira, 2 de março de 2010

Resumo aula 01/03/10 - Realizado pelos alunos Ricardo e Paulo

Resumo da Aula de Empreendedorismo realizada em 01/03/2010 Alunos: Paulo Henrique G. Diniz Ricardo Luiz Ferreira Moreira As seguintes informações foram passadas: 1) Aviso de troca de aula: a) Troca com Professor Matheus dia 31/03/10. Professora Eunice ministra quatro horários. Filme Ford e discussão. b) Dia 02/06/10 Prof. Matheus ministra quatro horários. Atividade disciplina a ser realizada nos quatro horários. 2) Discussão do texto Intraempreendedorismo e base no programa gestão e negócios e flashes do filme “Tempos Modernos”. 3) Devolução e correção do exercício. 4) Perguntas para o filme. a) O que é imtraempreendedorismo? b) Quais são as características cultivadas por empresas propensas a gerar iniciativas intraempreendedoras? c) O que é Spin-off. 5) Apresentação do filme. a) Devido problemas técnicos (falta de codecs para ter som no filme) não foi possível assistir ao filme. b) O flashe do filme tempos modernos o arquivo também não abriu. 6) Discussão do texto intraempreendedorismo. a) O aluno Alisson fala que o texto é uma utopia, salientando que muitas pessoas não se preparam para serem empreendedoras. b) O aluno Fabrício trabalha com mecânica diz que muitos resolvem abrir seu próprio negócio, sem preparo e qualificação para empreender. c) A professora Eunice explica que existem 3 formas para empreender: por necessidade, por oportunidade e por caos ou crise. Ela afirma que existem pesquisas que mostram que: existem mais empreendedores por necessidade do que por oportunidade. E quando ocorre o empreendedorismo por necessidade? Um exemplo: Sou funcionário de uma empresa e esta tem um produto que necessita de uma peça que não é do interesse da empresa fabricá-la. Então, tal empresa incentiva o empregado a montar uma outra organização para fabricar tal peça. Podemos, também, citar como exemplo do que acabamos de dizer o Vale do Silício, nos E.U.A, na área de informática. Quando ocorre o emprendedorismo por caos ou crise? _ A professora citou o exemplo de um ex-aluno que tinha uma danceteria e um belo dia a chuva estragou todo o seu equipamento. Ele então veio para Minas e montou uma indústria, em outra área. 7) Leitura e reflexão do texto Volta às Aulas. a) O texto relata que em 1972 a Harvard school já utilizava o método do ensino centrado no aluno. Mas conforme indica a experiência daquele aluno, é preciso que o aluno esteja comprometido com o aprendizado. Ler o texto antes da aula, preparar-se para aula é a única forma de participar das discussões em aula. A professora Eunice solicita que os alunos participem mais da aula. Ela relata que quando fez o mestrado, os alunos que praticamente davam a aula e o professor fazia ponderações, direcionando algumas discussões e também realizava o fechamento da aula. E é comum, neste tipo de aula, alguns alunos aqui no Brasil, ainda questionarem e dizerem que estão dando aula para o professor. b) Como eu me torno criativo? Até para ter idéias é preciso conhecimento, precisamos pensar. Ainda será destrinchado este assunto em próximas aulas. c)O curso intensivo é insuficiente para uma história de sucesso, precisamos de qualificação contínua. d)O aluno Luizmar faz a seguinte pergunta à professora: _ Por que o Brasil dá mais valor ao diploma do que a experiência? _ Pela discussão em sala e orientação da professora Eunice, percebe-se que hoje em dia as empresas procuram candidatos com experiência e conhecimento e para obter o conhecimento é necessário fazer cursos, portanto, os dois fatores são importantes. Foi observado também que as empresas avaliam a faculdade e o perfil do aluno. 9) O aluno Alisson cita exemplos de atividades que necessitam de mais tecnologia e f ala sobre inteligência emocional mencionando que é possível equilibrar vida profissional e pessoal. 10) Professora Eunice faz comentário sobre a busca da qualificação: _ Quanto mais adquirimos conhecimentos, em menor quantidade aprendemos novos conhecimentos. Pois muitas vezes, nosso conhecimento é tão grande, que aquilo que é passado no curso, grande parte já temos domínio. Geralmente aprendemos novo apenas 10%, o restante já sabemos. Mas estes 10% que aprendemos é que faz a diferença no mercado, por isso nunca devemos parar de estudar. 11) O aluno Alexandre faz a seguinte colocação: _ Já trabalhou em vários lugares e hoje tem o seu próprio negócio. Acredita que só a faculdade não oferece base para se ter o próprio negócio. Segundo ele a prática é muito importante. A professora Eunice comenta que é mais fácil pegar uma pessoa que tem conhecimento (teoria) e treiná-la, tornando-a uma excelente profissional do que treinar quem nada conhece da teoria. 12) Comentário sobre estagiários. _No Brasil, nas grandes empresas, o estagiário se tornou mão-de-obra barata. Em outros países desenvolvidos, o estágio pode ser um trabalho voluntário, mas que o aluno aprende e adquire experiência. 13) Citação de Bill Gates como exemplo de empreendedor. Nem sempre o empreendedor precisa ter todo o conhecimento. Por exemplo, Bill Gates conseguiu um sócio “Nerd” em informática e juntamente com a idéia e estratégias de Bill Gates, transformaram a Microsoft no que é hoje. Portanto, se você não tem domínio de alguma atividade necessária, encontre o sócio para suprir esta deficiência. 14) A empresa precisa de ter cultura empreendedora. Ter diploma não significa tudo. Exemplo da história de Taylor, quando ele admite que foi difícil, mas percebeu que os operários sabiam mais do que ele, neste momento, ele mostrou uma característica empreendedora - humildade. Para cultivar esta cultura é muito importante: a) ter o apoio da diretoria da empresa, conforme mostra a história de Taylor. Ele obteve sucesso, por inicialmente contou com este apoio e confiança. b) Mudar a cultura da empresa: quebrar crenças e mitos, alterar a estrutura hierárquica, premiar as boas idéias, aceitar erros, etc. 15) Foi resolvido em sala as questões 8, 7, 6, 5 e 4 do exercício do texto do Taylor. A professora projetou a resposta de alguns alunos e solicitou a turma que analisasse se estava correta a resposta ou não. Algumas respostas estavam sem nexo, outras não respondiam a questão. Foi ressaltado pela professora que muitas vezes o problema é a forma que o aluno escreve. O que torna a questão errada. E que a resposta não deve ser da forma como ela quer, conforme costuma ser enfatizado por alguns alunos, mas a resposta deve responder a pergunta. 16) A professora solicitou que os alunos não esquecessem o texto da apsen e que também fizesse a leitura do mesmo.

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