terça-feira, 27 de abril de 2010

Resumo da aula 26/04/2010

Responsáveis pelo resumo:
Rosângela Maria e Gabriela Sampaio A professora Eunice solicitou que fosse feito um círculo para discussão do trabalho e informou que, quem não fez o trabalho fará 2ª chamada como prova.
Na 4ª feira (28/06) será feito a correção do trabalho no laboratório, é para trazer o material do trabalho realizado para prova. Falou também que tiveram ótimos trabalhos e outros não ficaram muito bons.
O estudo de caso seria feito do empreendedor e não da empresa dele, teve casos de alunos que copiaram ou colaram os trabalhos da internet e isso não seria permitido. Ela daria a chance do grupo corrigir e entregar o trabalho novamente. Cada grupo falará sobre o seu empreendedor.. Quase todos os grupos que obtiveram 15 pontos foi porque ficou faltando a análise,colocaram a história, mas não a relacionaram a prática com o empreendedorismo.
Entregou os trabalhos para que seja feita a análise pelos grupos A professora Eunice leu o trabalho do Roberto Marinho explicando como seria feita uma análise do trabalho. Este grupo fez uma boa análise, realizando comentários de análise a cada etapa do trabalho que foi realizado cronologicamente. Explicou que onde a pessoa estuda faz a diferença, pois se é uma escola boa e dependendo do interesse da pessoa, a escola a direciona para certas áreas, ela te dá uma base. Exemplificou o CEFET, a maioria dos ex-alunos do CEFET, vão para as áreas relacionadas à informática, mecatrônica. Contou a história de uma aluna que estudou informática e queria fazer teatro, mas a mãe não aceitava. Esta aluna com certeza não seria uma boa profissional e provavelmente abandonaria a área de informática/ eletrônica quando pudesse se livrar das amarras da mãe. A pessoa sabe o que ela quer, mas sofre influência da família, todos os grandes empreendedores tiveram influência da família. E às vezes o empreendedor se torna empreendedor para ajudar a família. Na época de guerra, o valor do dinheiro era diferente, meninos com 11 anos de idade já trabalhavam para conseguir as suas coisas, mesmo tendo família rica os filhos não recebiam nada de graça, como os jovens de hoje, citou o dono da localiza que queria uma bicicleta e o pai comprou laranjas para ele vender na porta do estádio em um dia de jogo e com o dinheiro do lucro das laranjas começou a juntar para comprar sua bicicleta. Questionou Ermírio de Moraes que era de família rica e o pai ensinou o valor de comer em uma pensão A família ensinou o valor do trabalho, o pai deu dinheiro ao filho para ir para os EUA e lá ele comia sanduíche, foi levantada a dúvida se o pai lhe enviava dinheiro para comer em restaurante. Falou sobre o Taylor que aos 13 anos teve a oportunidade de conhecer a Europa, aprendeu várias línguas e adquiriu conhecimentos em outras culturas e isso o ajudou muito mais a frente. Assim, percebe-se que conhecer novas culturas ajuda na criatividade do ser humano que passou por ela. A professora Eunice solicitou que cada grupo comentasse o seu trabalho, houve várias discussões sobre os trabalhos. Ela mostrou que para se fazer uma análise deveria ter domínio da parte teórica, os alunos disseram está preocupados com a apresentação do trabalho, ela disse que era para ter se preocupado mais com o estudo de caso, pois à apresentação seria depois. Ela percebeu que na primeira aula os alunos estavam perdidos, então ela enviou o exercício sobre o Taylor feito em sala de aula e corrigidos com feedback para cada aluno. Posteriormente, em aula explicou uns 3 ou 4 trabalhos que escaneou e mostrou os erros ou acertos por email. Ela disse que sorte em empreendedorismo é diferente da palavra sorte utilizada por muitos. Sorte em empreendedorismo é oportunidade e está preparado para esta oportunidade. Assim, esteja sempre preparado senão a oportunidade aparece e você pode perdê-la. Ela percebeu as dificuldades de alguns grupos de fazer a análise do seu trabalho. Então surgiu a polêmica do material fornecido por ela. Ela ressaltou que entregou o material para ajudar o grupo e não era para se limitar somente a ele, mas buscar novas informações, atualizar os dados, citando o estudo de caso de Elder Couto e Betty Pimenta que estavam desatualizado e a pessoa deveria buscar informações atuais. Terminou a discussão com alguns alunos tirando dúvidas na sala de aula e informou que não faria chamada e quem quisesse poderia ir embora.