quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resumo da aula 03/05/10

ALUNOS RESPONSÁVEIS: André Maurício de Rezende, Elaine Fernandes Leão Eunice comunicou à turma que por motivo de doença o Prof. Mateus não daria sua aula, ficando ela responsável pelos 2 horários. A compensação ainda está indefinida. Das 19h às 20:40h: Leitura, discussão e resolução de estudo dirigido de texto do livro de Bom Ângelo que está na apostila Resolução de Casos. Texto: O QUE É SUCESSO? O texto foi lido pelos alunos por partes e pausado para discussão. 1ª parte: Fatores determinantes da criatividade: O texto fala sobre os fatores que podem naturalmente determinar a criatividade nas crianças. O estímulo à inteligência emocional como forma de incentivo, a influência da sociedade na formação do adolescente, onde o padrão prejudica a criatividade e os aspectos culturais que podem ser ou não favoráveis à criatividade. 2ª parte: Empreendedorismo: inovação e intuição: O texto apresenta as diferenças entre criatividade e inovação. Ao empreendedor não basta apenas ser criativo, é preciso ser inovador, ou seja, fazer sua idéia acontecer. Neste momento o empreendedor pode ter como aliada a sua intuição. No começo o empreendedor não visa lucro, toma decisões, resolve problemas. A professora Eunice aproveitou para lembrar as características do empreendedor. 3ª parte: Fidelidade ao talento: O Sucesso não está atrelado à criatividade, nem ao dinheiro. Ele pode estar numa vida tranqüila, sem cobrança. Assim chegamos à conclusão que o sucesso é uma questão de realização pessoal. Após esta parte a Professora Eunice leu os 3 exemplos a seguir: - Teste a sua idéia promissora; - Revolucione um hábito tradicional; - Ofereça o mesmo de forma diferente; Passou o estudo dirigido abaixo: 1 – Qual é um dos fatores preponderantes para ser criativo? 2 – Quais os aspectos que podem incentivar ou reduzir a criatividade das pessoas? 3 – Qual é a origem do talento para ser criativo? 4 – Qual é a relação entre inteligência e criatividade? 5 – O que é necessário para se ter boas idéias? 6 – O que é necessário para tornar-se empreendedor? 7 – Qual é a relação entre criatividade e inovação? 8 – Qual é a relação entre criatividade e ser bem sucedido? Das 20:55h às 22:35h: As perguntas foram corrigidas e discutidas com os alunos. Foi corrigido o estudo dirigido e exibido um vídeo palestra de Valdez Ludwig proferida num curso dado pelo governo do Paraná e SEBRAE sobre Estratégia e liderança (acha-se no Google vários vídeos sobre este autor)