quinta-feira, 4 de março de 2010

Resumo aula 03/03/10 - Realizado pelos alunos Fabiana e Vilson

Resumo da aula do dia 03/03/10 – Realizado pelos alunos –Fabiana e Vilson As seguintes informações foram passadas: 1) A professora escreveu no quadro as seguintes informações: a) Atividades extras classe: A maioria dos alunos escolheu a comissão de formatura e visita técnica. b) Indicou o endereço do blog para os alunos que tinham faltado na semana anterior: www.professoraeunicerocha.wordpress.com c) Finalizaria a correção das respostas dos exercícios do capítulo de Taylor. Na continuidade da aula isto não foi possível, pois os alunos não imprimiram as respostas. d) Discutir caso apsen e responder as questões. 2) Texto da APSEN. a) O que é APSEN FARMACÊUTICA? É uma empresa muito diferente, que não visa somente lucros, mas sua visão principal é a gestão de pessoas, qualidade de vida, desenvolvimento de profissionais e responsabilidade social. Tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de política de melhorias contínua e satisfação dos clientes. A APSEN atua em várias especialidades médicas e é pioneira no desenvolvimento de produtos como a enzima purificada hialuronidase, de fabricação própria. Com característica de empresa desbravadora, também está voltada para a pesquisa de produtos naturais, os fitoterápicos. b) Qual e a visão da APSEN? Ser a melhor Indústria Farmacêutica nacional. c) Qual é um dos maiores investimentos da APSEN? Ela procura valorizar habilidades, talentos e dedicação de seus colaboradores. Além de investir constantemente no treinamento e atualização profissional, também oferece incentivo a quem quer dar continuidade aos estudos. A saúde de todos também é alvo de atenções como assistência médica e odontológica de alta qualidade. Esta é a melhor maneira de proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e enriquecedor, ideal para troca de experiências e conhecimentos, aumentando ainda mais o envolvimento de nossos colaboradores. d) Porque a APSEN é uma empresa que pratica responsabilidade social? Porque ela de uma forma principal implantou uma política de gestão de pessoas, visando o bem estar de cada colaborador, fazendo com que as pessoas possam ter oportunidade independente da situação da vida de cada um. Foi dado um exemplo muito claro de responsabilidade social no texto, de um homem conhecido como “Tatu”, que era um catador de latinhas na porta da APSEN e não tinha nem mesmo sua própria identidade reconhecida na restituição Brasileira. Mas ele era um cidadão que já fazia parte daquela empresa, pelo tempo que ele permaneceu ali. Foi quando Renato Spallici, presidente da APSEN ofereceu uma oportunidade de emprego para Tatu, que após muitas conversas aceitou. E tatu passou a ser um funcionário da APSEN, depois de ter todos os seus direitos e deveres como um ser humano reconhecido. 3) Informações sobre visita técnica: A professora abordou sobre uma das escolhas dos alunos, que sugeriu visita técnica em Inhotim, ela justificou o que o passeio seria bom, mas o investimento seria um pouco alto, Mais ou menos R$ 50,00, fora o almoço. Ficará a cargo dos alunos esta decisão. a) O aluno Luiz ficou de confirmar uma possibilidade de irmos até o local em que ele trabalha (Penitenciária de Nova Contagem), alguns ficaram meio inseguros e outros acharam interessante, uma vez que muitas pessoas nunca foram pessoalmente em um presídio, como a professora. O aluno disse que na mesma também tem empreendedorismo, uma vez que os presos têm profissões dentro da cadeia, e a professora acrescentou um caso divulgado na revista PEGN, de um preso que fazia “biscuit”, e quando ele saiu da penitenciária, montou sua própria empresa. b) O aluno Luismar sugeriu que convidasse ex-alunos para colocarem suas experiências e falar sobre o que fizeram na fatec como tem ajudado no trabalho deles. 4) Resumo do debate dos alunos sobre o texto da APSEN: a) A turma sentou em circulo para uma análise do texto APSEN, que começou o debate com a pergunta aos alunos do que eles acham da empresa citada no texto. Os alunos em geral acham que a empresa é boa para se trabalhar, por causa do investimento em gestão de pessoas, inovação, inclusão social, oportunidade, ela se preocupa com os funcionários, houve um debate sobre as diferentes opiniões, fazendo com que vários alunos colocassem seus entendimentos em ação. b) A professora Eunice argumentou sobre o empreendedorismo ser um conteúdo novo, mais ou menos uns (30 anos), disse que o primeiro livro sobre essa matéria a ser lançado no Brasil foi “o empreendedor”, de Ronald Degen, de 1989. Ela disse que se uma empresa pretende realizar políticas intraempreendedoras, é necessário tempo, pois você não muda a cultura de uma empresa em seis meses, geralmente mudanças de cultura é no mínimo em cinco anos. c) O aluno Alisson deu a sua opinião dizendo que as empresas são falhas na questão de organização e planejamento, com a aceitação das pessoas com problemas de deficiência física e falta de experiência. d) A professora lembrou que o empreendedor observa tudo como funciona o processo de qualquer empresa. e) A aluna Keila vai verificar a possibilidade de levar os alunos à sua empresa, que fabrica vasilhames e produtos de limpeza. f) A professora ficou de olhar com a Iara, se fizermos uma atividade fora de sala de aula, como é o caso da visita técnica em uma indústria, se esta atividade pode valer por uma aula. g) O aluno Anderson questionou a professora, perguntando por que a escola (FATEC) não valoriza mais a disciplina de empreendedorismo, uma vez que no terceiro período, se usa muito, devido ao projeto integrador, que acaba ficando muito vago a questão da inovação no segundo período. h) A professora pediu que os alunos José Geraldo e Cleiton dessem uma explicação de como é o projeto integrador, pois a aluna Carminha ao seu lado, não estava entendendo o que é este projeto. José Geraldo explicou que o projeto é basicamente uma empresa que você abre “fictícia” ,e coloca todos seus conhecimentos adquiridos com o passar dos períodos, para que possamos obter uma plena convicção de como começa um negócio e como administrar toda as áreas técnicas da administração. i) Após uma afirmação de aluno sobre sua experiência em uma empresa que ele trabalhou, a professora fez a pergunta “o que vocês pensam sobre os puxa sacos” relato no exemplo? O aluno Clenizon, colocou a sua opinião, que na empresa em que ele trabalha, o dono muita das vezes tem medo do intra-empreendedor, pelo fato do conhecimento do funcionário em relação do patrão, fazendo com que ele se destaque menos do que o funcionário. Neste caso o aluno Clenizon, acha que na empresa em que ele trabalha, as oportunidades são fechadas, fazendo com que o funcionário fique sem motivações. j) A professora informou que na próxima aula, iniciará o conteúdo de inovação, por que muitas pessoas confundem inovação de serem idéias geniais e que muitas vezes as idéias simples é que fazem a diferença. PARA REFLETIR: Mas... Que estes 'mundos e fundos' sejam aplicados com sabedoria e sempre ajudando o próximo, fazendo o bem não importando a quem. Nosso Sonho é que a "ESTRELA DE TODOS BRILHE SEMPRE"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário