segunda-feira, 8 de março de 2010

Resumo aula 08/03/10

Alunas responsáveis pelo texto: Bethânia Barbosa e Bianca Stefany Foram passadas as transparências sobre o texto “Desmistificando a inovação: inovar para competir”. A professora fez explicações com exemplos, conforme abaixo: Leu algumas citações do texto sobre o conceito de inovação. Ressaltou que Joseph Schumpeter, economista, autor da idéia DESTRUIÇÃO CRIATIVA, ou seja, o individuo introduz um produto novo no mercado e acaba com o que existia, foi um dos primeiros a realizar algumas afirmações sobre empreendedorismo. Ex. A criação do DVD, excluiu o VHS; do PC exclui a máquina de escrever elétrica, e esta quase extinguiu a máquina de datilografia manual. O empreendedorismo começou a ser ensinado em salas de aula por causa da necessidade das pessoas criarem seu próprio emprego e também é necessário ter funcionários inovadores, pois o mercado está cada vez mais competitivo. O ciclo de vida dos produtos estão cada vez mais curtos. RAZÕES PARA INOVAR Razões Tecnológicas Desenvolver novos produtos e serviços Alterar ou melhorar os métodos de produção existentes Imitar os líderes em inovação Adaptar as tecnologias desenvolvidas por outros às necessidades da empresa Melhorar o desempenho de técnicas existentes Exemplo: Gol Linhas Aéreas, copiando a empresa Southwest Airlines que estava se dando muito bem lá fora. Entretanto, foi feita adequações ao público brasileiro. A Gol oferecia aos passageiros no Brasil uma alternativa de transporte a preço acessível, atrativa em termos de custo-benefício, frente às alternativas convencionais de transporte aéreo e rodoviário oferecidas na época. Razões Econômicas Exemplo: Ford foi um empreendedor que criou um produto fantástico para sua época – modelo T-, mas quando as vendas começaram a cair, ele não enxergava que o produto precisava ser inovado, que era preciso reduzir custos. Inovação de Produtos e Serviços Substituir produtos obsoletos Alargar a gama de produtos Manter posição atual de mercado Entrar/abrir novos mercados Exemplo: Telefone com tecnologia 3G Inovação de processos Melhorar a flexibilidade na fabricação Reduzir custos de fabricação Reduzir consumo de materiais Reduzir consumo de energia Reduzir taxa de defeitos de fábrica Reduzir custos no design dos produtos Reduzir custos com pessoal Melhorar as condições de trabalho Reduzir a poluição ambiental Inovação no Brasil O Brasil era considerado um país jovem, mas agora a pirâmide está mudando e o número de idosos aumentando como nos países europeus, as empresas têm que inovar em seus produtos para atender as necessidades de seus clientes. Para adequar a esta nova realidade demográfica, é necessário que as empresas pensem em novos produtos para atender a necessidade das pessoas. Para a população envelhecida é necessário adequar móveis, por exemplo, tirar as quinas pontiagudas das mesas e arredondando-as para que os idosos não se machuquem. Outro exemplo é adequando embalagem à nova realidade de famílias pequenas e muitas pessoas morando sozinhas. Inovação de Negócios Um exemplo foi a formação da AMBEV, para atuar em mercado muito competitivo Inovação de Gestão Exemplo é a nova gestão que adquiriu a Magnesita. Alterou a estrutura de poder e liderança dentro da empresa. Um aluno citou que o mesmo ocorreu com a Mannesman. A professora acrescentou que há diferentes tipologias de inovação, dependendo do autor. Esta vista acima foi de um autor, outros autores tipificam a inovação apenas como radical e incremental. Estes tipos são mais comuns de se ler em artigos. Entretanto, também se encaixam às acima. Inovação Radical É quando introduz algo que ainda não existe. É completamente novo. Inovação Incremental Pega-se algo que já existe e faz modificações. Exemplo: Celular com nova função - acrescenta-se algo novo ao produto. Tesoura: pode alterar a forma para maior facilidade em uma cirurgia. A professora deu feedback sobre as expectativas dos alunos escritas no segundo dia de aula. Alguns alunos não lembravam de ter feito este questionário. Outros disseram que não o fizeram, pois não vieram à aula. Algumas questões foram debatidas com base no que os alunos escreveram:  Ter uma visão inovadora é possível na disciplina.  Ajudar a criar novos meios de trabalho não será possível, pois, cada aluno exerce um trabalho diferente. O que será estimulado, é uma nova consciência de que o aluno precisa pensar diferente, precisa propor mudanças no seu trabalho e que para isto precisa ser como Taylor: observador, disciplinado, pesquisar, estudar sempre.  Ensinar a se expressar melhor: com certeza alguns poderão melhorar na forma de expressar, pois os trabalhos que são apresentados em sala todos devem falar.  Ensinar a ser mais organizado não será possível, pois ela não está ministrando curso de administração de tempo e de organização. Ela não poderá ensinar conhecimentos técnicos de administração que não são básicos e da disciplina. O Conteúdo de empreendedorismo do 1º período é voltado mais para o comportamento. • Continuando a professora projetou as respostas dos alunos sobre o questionário do capitulo do livro de “Taylor: o mago da administração” e solicitou que os alunos fizessem a correção das respostas escritas pelos colegas e transcritas por ela no arquivo. Segue as respostas corretas indicadas pelos alunos: 1) Houve influência da família sobre os valores e perfil de Taylor? Explique. Resposta: Sim, percebe-se pela história que os pais de Taylor participavam de eventos voltados para o social e mantinham valores e princípios claros sobre ser mais humano com as pessoas, isto Taylor parece ter tido influência. Também teve uma educação com liberdade, mas disciplinada, conforme sua mãe diz. Isto pode ter contribuído para ele ser um homem disciplinado e também organizado, pois na história, há indícios de que sua mãe cobrava-lhe organização. Com a parte da educação e valores sociais passados pelos pais, a organização também passada pela mãe de Taylor. Assim suas características parecem ter influência da forma como os pais e familiares próximos agiam e ensinava-o a ser. Entretanto, vale ressaltar que seu “dom” empreendedor pode ter fundamento em características hereditárias, pois seu irmão foi criado dentro dos mesmos preceitos e não se despontou como Taylor. Na teoria, ainda não se tem comprovação científica do por que uma pessoa torna-se empreendedora. 2) Conhecendo a história de Taylor, ele nasceu ou se tornou empreendedor? Explique sua opinião com base na teoria. Resposta: A professora colocou que a opinião é de cada um. Mas é importante ressaltar que com base na teoria não se pode afirmar que uma pessoa nasceu empreendedora, pois se sabe que pessoas que não tinham características empreendedoras foram se desenvolvendo, elas podem ser estimuladas a se tornarem mais criativas, como algumas características de Taylor. Entretanto, algumas pessoas não fazem curso, vivem em meio de risco (favelas), não estudaram em escolas formais e tornam-se empreendedoras. Assim, como não se sabe de onde vem a criatividade, pois não há ainda comprovação científica, também não se sabe o que faz pessoas tornarem-se empreendedoras. Sabe-se sim, que o meio social, cultural, educacional e a curiosidade da pessoa têm influência.