quinta-feira, 4 de março de 2010

Resumo aula 03/03/10 - Realizado pelos alunos Fabiana e Vilson

Resumo da aula do dia 03/03/10 – Realizado pelos alunos –Fabiana e Vilson As seguintes informações foram passadas: 1) A professora escreveu no quadro as seguintes informações: a) Atividades extras classe: A maioria dos alunos escolheu a comissão de formatura e visita técnica. b) Indicou o endereço do blog para os alunos que tinham faltado na semana anterior: www.professoraeunicerocha.wordpress.com c) Finalizaria a correção das respostas dos exercícios do capítulo de Taylor. Na continuidade da aula isto não foi possível, pois os alunos não imprimiram as respostas. d) Discutir caso apsen e responder as questões. 2) Texto da APSEN. a) O que é APSEN FARMACÊUTICA? É uma empresa muito diferente, que não visa somente lucros, mas sua visão principal é a gestão de pessoas, qualidade de vida, desenvolvimento de profissionais e responsabilidade social. Tem como ponto fundamental a qualidade e a valorização de política de melhorias contínua e satisfação dos clientes. A APSEN atua em várias especialidades médicas e é pioneira no desenvolvimento de produtos como a enzima purificada hialuronidase, de fabricação própria. Com característica de empresa desbravadora, também está voltada para a pesquisa de produtos naturais, os fitoterápicos. b) Qual e a visão da APSEN? Ser a melhor Indústria Farmacêutica nacional. c) Qual é um dos maiores investimentos da APSEN? Ela procura valorizar habilidades, talentos e dedicação de seus colaboradores. Além de investir constantemente no treinamento e atualização profissional, também oferece incentivo a quem quer dar continuidade aos estudos. A saúde de todos também é alvo de atenções como assistência médica e odontológica de alta qualidade. Esta é a melhor maneira de proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e enriquecedor, ideal para troca de experiências e conhecimentos, aumentando ainda mais o envolvimento de nossos colaboradores. d) Porque a APSEN é uma empresa que pratica responsabilidade social? Porque ela de uma forma principal implantou uma política de gestão de pessoas, visando o bem estar de cada colaborador, fazendo com que as pessoas possam ter oportunidade independente da situação da vida de cada um. Foi dado um exemplo muito claro de responsabilidade social no texto, de um homem conhecido como “Tatu”, que era um catador de latinhas na porta da APSEN e não tinha nem mesmo sua própria identidade reconhecida na restituição Brasileira. Mas ele era um cidadão que já fazia parte daquela empresa, pelo tempo que ele permaneceu ali. Foi quando Renato Spallici, presidente da APSEN ofereceu uma oportunidade de emprego para Tatu, que após muitas conversas aceitou. E tatu passou a ser um funcionário da APSEN, depois de ter todos os seus direitos e deveres como um ser humano reconhecido. 3) Informações sobre visita técnica: A professora abordou sobre uma das escolhas dos alunos, que sugeriu visita técnica em Inhotim, ela justificou o que o passeio seria bom, mas o investimento seria um pouco alto, Mais ou menos R$ 50,00, fora o almoço. Ficará a cargo dos alunos esta decisão. a) O aluno Luiz ficou de confirmar uma possibilidade de irmos até o local em que ele trabalha (Penitenciária de Nova Contagem), alguns ficaram meio inseguros e outros acharam interessante, uma vez que muitas pessoas nunca foram pessoalmente em um presídio, como a professora. O aluno disse que na mesma também tem empreendedorismo, uma vez que os presos têm profissões dentro da cadeia, e a professora acrescentou um caso divulgado na revista PEGN, de um preso que fazia “biscuit”, e quando ele saiu da penitenciária, montou sua própria empresa. b) O aluno Luismar sugeriu que convidasse ex-alunos para colocarem suas experiências e falar sobre o que fizeram na fatec como tem ajudado no trabalho deles. 4) Resumo do debate dos alunos sobre o texto da APSEN: a) A turma sentou em circulo para uma análise do texto APSEN, que começou o debate com a pergunta aos alunos do que eles acham da empresa citada no texto. Os alunos em geral acham que a empresa é boa para se trabalhar, por causa do investimento em gestão de pessoas, inovação, inclusão social, oportunidade, ela se preocupa com os funcionários, houve um debate sobre as diferentes opiniões, fazendo com que vários alunos colocassem seus entendimentos em ação. b) A professora Eunice argumentou sobre o empreendedorismo ser um conteúdo novo, mais ou menos uns (30 anos), disse que o primeiro livro sobre essa matéria a ser lançado no Brasil foi “o empreendedor”, de Ronald Degen, de 1989. Ela disse que se uma empresa pretende realizar políticas intraempreendedoras, é necessário tempo, pois você não muda a cultura de uma empresa em seis meses, geralmente mudanças de cultura é no mínimo em cinco anos. c) O aluno Alisson deu a sua opinião dizendo que as empresas são falhas na questão de organização e planejamento, com a aceitação das pessoas com problemas de deficiência física e falta de experiência. d) A professora lembrou que o empreendedor observa tudo como funciona o processo de qualquer empresa. e) A aluna Keila vai verificar a possibilidade de levar os alunos à sua empresa, que fabrica vasilhames e produtos de limpeza. f) A professora ficou de olhar com a Iara, se fizermos uma atividade fora de sala de aula, como é o caso da visita técnica em uma indústria, se esta atividade pode valer por uma aula. g) O aluno Anderson questionou a professora, perguntando por que a escola (FATEC) não valoriza mais a disciplina de empreendedorismo, uma vez que no terceiro período, se usa muito, devido ao projeto integrador, que acaba ficando muito vago a questão da inovação no segundo período. h) A professora pediu que os alunos José Geraldo e Cleiton dessem uma explicação de como é o projeto integrador, pois a aluna Carminha ao seu lado, não estava entendendo o que é este projeto. José Geraldo explicou que o projeto é basicamente uma empresa que você abre “fictícia” ,e coloca todos seus conhecimentos adquiridos com o passar dos períodos, para que possamos obter uma plena convicção de como começa um negócio e como administrar toda as áreas técnicas da administração. i) Após uma afirmação de aluno sobre sua experiência em uma empresa que ele trabalhou, a professora fez a pergunta “o que vocês pensam sobre os puxa sacos” relato no exemplo? O aluno Clenizon, colocou a sua opinião, que na empresa em que ele trabalha, o dono muita das vezes tem medo do intra-empreendedor, pelo fato do conhecimento do funcionário em relação do patrão, fazendo com que ele se destaque menos do que o funcionário. Neste caso o aluno Clenizon, acha que na empresa em que ele trabalha, as oportunidades são fechadas, fazendo com que o funcionário fique sem motivações. j) A professora informou que na próxima aula, iniciará o conteúdo de inovação, por que muitas pessoas confundem inovação de serem idéias geniais e que muitas vezes as idéias simples é que fazem a diferença. PARA REFLETIR: Mas... Que estes 'mundos e fundos' sejam aplicados com sabedoria e sempre ajudando o próximo, fazendo o bem não importando a quem. Nosso Sonho é que a "ESTRELA DE TODOS BRILHE SEMPRE"!

terça-feira, 2 de março de 2010

Resumo aula 01/03/10 - Realizado pelos alunos Ricardo e Paulo

Resumo da Aula de Empreendedorismo realizada em 01/03/2010 Alunos: Paulo Henrique G. Diniz Ricardo Luiz Ferreira Moreira As seguintes informações foram passadas: 1) Aviso de troca de aula: a) Troca com Professor Matheus dia 31/03/10. Professora Eunice ministra quatro horários. Filme Ford e discussão. b) Dia 02/06/10 Prof. Matheus ministra quatro horários. Atividade disciplina a ser realizada nos quatro horários. 2) Discussão do texto Intraempreendedorismo e base no programa gestão e negócios e flashes do filme “Tempos Modernos”. 3) Devolução e correção do exercício. 4) Perguntas para o filme. a) O que é imtraempreendedorismo? b) Quais são as características cultivadas por empresas propensas a gerar iniciativas intraempreendedoras? c) O que é Spin-off. 5) Apresentação do filme. a) Devido problemas técnicos (falta de codecs para ter som no filme) não foi possível assistir ao filme. b) O flashe do filme tempos modernos o arquivo também não abriu. 6) Discussão do texto intraempreendedorismo. a) O aluno Alisson fala que o texto é uma utopia, salientando que muitas pessoas não se preparam para serem empreendedoras. b) O aluno Fabrício trabalha com mecânica diz que muitos resolvem abrir seu próprio negócio, sem preparo e qualificação para empreender. c) A professora Eunice explica que existem 3 formas para empreender: por necessidade, por oportunidade e por caos ou crise. Ela afirma que existem pesquisas que mostram que: existem mais empreendedores por necessidade do que por oportunidade. E quando ocorre o empreendedorismo por necessidade? Um exemplo: Sou funcionário de uma empresa e esta tem um produto que necessita de uma peça que não é do interesse da empresa fabricá-la. Então, tal empresa incentiva o empregado a montar uma outra organização para fabricar tal peça. Podemos, também, citar como exemplo do que acabamos de dizer o Vale do Silício, nos E.U.A, na área de informática. Quando ocorre o emprendedorismo por caos ou crise? _ A professora citou o exemplo de um ex-aluno que tinha uma danceteria e um belo dia a chuva estragou todo o seu equipamento. Ele então veio para Minas e montou uma indústria, em outra área. 7) Leitura e reflexão do texto Volta às Aulas. a) O texto relata que em 1972 a Harvard school já utilizava o método do ensino centrado no aluno. Mas conforme indica a experiência daquele aluno, é preciso que o aluno esteja comprometido com o aprendizado. Ler o texto antes da aula, preparar-se para aula é a única forma de participar das discussões em aula. A professora Eunice solicita que os alunos participem mais da aula. Ela relata que quando fez o mestrado, os alunos que praticamente davam a aula e o professor fazia ponderações, direcionando algumas discussões e também realizava o fechamento da aula. E é comum, neste tipo de aula, alguns alunos aqui no Brasil, ainda questionarem e dizerem que estão dando aula para o professor. b) Como eu me torno criativo? Até para ter idéias é preciso conhecimento, precisamos pensar. Ainda será destrinchado este assunto em próximas aulas. c)O curso intensivo é insuficiente para uma história de sucesso, precisamos de qualificação contínua. d)O aluno Luizmar faz a seguinte pergunta à professora: _ Por que o Brasil dá mais valor ao diploma do que a experiência? _ Pela discussão em sala e orientação da professora Eunice, percebe-se que hoje em dia as empresas procuram candidatos com experiência e conhecimento e para obter o conhecimento é necessário fazer cursos, portanto, os dois fatores são importantes. Foi observado também que as empresas avaliam a faculdade e o perfil do aluno. 9) O aluno Alisson cita exemplos de atividades que necessitam de mais tecnologia e f ala sobre inteligência emocional mencionando que é possível equilibrar vida profissional e pessoal. 10) Professora Eunice faz comentário sobre a busca da qualificação: _ Quanto mais adquirimos conhecimentos, em menor quantidade aprendemos novos conhecimentos. Pois muitas vezes, nosso conhecimento é tão grande, que aquilo que é passado no curso, grande parte já temos domínio. Geralmente aprendemos novo apenas 10%, o restante já sabemos. Mas estes 10% que aprendemos é que faz a diferença no mercado, por isso nunca devemos parar de estudar. 11) O aluno Alexandre faz a seguinte colocação: _ Já trabalhou em vários lugares e hoje tem o seu próprio negócio. Acredita que só a faculdade não oferece base para se ter o próprio negócio. Segundo ele a prática é muito importante. A professora Eunice comenta que é mais fácil pegar uma pessoa que tem conhecimento (teoria) e treiná-la, tornando-a uma excelente profissional do que treinar quem nada conhece da teoria. 12) Comentário sobre estagiários. _No Brasil, nas grandes empresas, o estagiário se tornou mão-de-obra barata. Em outros países desenvolvidos, o estágio pode ser um trabalho voluntário, mas que o aluno aprende e adquire experiência. 13) Citação de Bill Gates como exemplo de empreendedor. Nem sempre o empreendedor precisa ter todo o conhecimento. Por exemplo, Bill Gates conseguiu um sócio “Nerd” em informática e juntamente com a idéia e estratégias de Bill Gates, transformaram a Microsoft no que é hoje. Portanto, se você não tem domínio de alguma atividade necessária, encontre o sócio para suprir esta deficiência. 14) A empresa precisa de ter cultura empreendedora. Ter diploma não significa tudo. Exemplo da história de Taylor, quando ele admite que foi difícil, mas percebeu que os operários sabiam mais do que ele, neste momento, ele mostrou uma característica empreendedora - humildade. Para cultivar esta cultura é muito importante: a) ter o apoio da diretoria da empresa, conforme mostra a história de Taylor. Ele obteve sucesso, por inicialmente contou com este apoio e confiança. b) Mudar a cultura da empresa: quebrar crenças e mitos, alterar a estrutura hierárquica, premiar as boas idéias, aceitar erros, etc. 15) Foi resolvido em sala as questões 8, 7, 6, 5 e 4 do exercício do texto do Taylor. A professora projetou a resposta de alguns alunos e solicitou a turma que analisasse se estava correta a resposta ou não. Algumas respostas estavam sem nexo, outras não respondiam a questão. Foi ressaltado pela professora que muitas vezes o problema é a forma que o aluno escreve. O que torna a questão errada. E que a resposta não deve ser da forma como ela quer, conforme costuma ser enfatizado por alguns alunos, mas a resposta deve responder a pergunta. 16) A professora solicitou que os alunos não esquecessem o texto da apsen e que também fizesse a leitura do mesmo.