quarta-feira, 17 de março de 2010

Resumo da aula 17/03/10

Alunos responsáveis pelo Texto: Renato Brito Neto e Janaína Kátia No dia 17/março foi entregue o plano de curso com o cronograma da disciplina pela professora Eunice. Foi solicitado aos alunos que ficassem atentos com a programação, principalmente com a data da prova AI, pois, nesta data, será a entrega do trabalho que versa sobre um caso escolhido pelos alunos (máximo de até 3 alunos). Os empreendedores escolhidos serão sugerido pela Professora. Os alunos deverão procurar informações sobre estes empreendedores e suas empresas. Alguns dos casos serão provenientes do livro "A vez do sonho" (de Fernando Dolabela), mas que estão desatualizados. Este trabalho valerá 30 pontos e substituirá a primeira prova (AI) de Empreendedorismo. Também foram passadas três questões sobre o texto "Alpargatas Havaianas", são elas: 1- Na sua opinião a Alpargatas teve sorte, por isso tornou-se uma empresa com um produto conhecido mundialmente? Explique. 2- Você conhece alguma outra empresa que teve seu produto reposicionado no mercado e que deu certo? Se sim, qual empresa e produto? 3- Que tipo de inovação ocorreu com a Alpargatas? A professora pediu que fizéssemos a leitura do texto, quem não o tinha lido ainda, e que respondessemos as questões. As mesmas seriam entregues à ela no final da aula para um feedback na aula seguinte.Ficaram como pendência a leitura e discussão dos casos "Tubos e conexões" e empresa "Gol".

segunda-feira, 15 de março de 2010

Resumo da aula 15/03/10

Resumo aula: 15/03/2010
Alunos Responsáveis pelo texto: Alexandre Ribeiro e Camila Poliana de Campos Moura.
Ata da aula: - Visita técnicas: MAO - Museu de Artes e Ofícios (http://www.mao.org.br) - Formação dos grupos para trabalho AI. - Apresentação de Trabalhos sobre o invento do produto para facilitar o PNE (Portador de Necessidades Especiais) fazer um ovo quente e comer sem ajuda de outras pessoas.
Visita Técnica MAO - Museu de Artes e Ofícios
Iniciamos a aula falando sobre a visita técnica ao MAO (http://www.mao.org.br). Ainda não temos data definida, sendo que a visita deverá ser marcada pela Internet. Nos meses de março e abril não tem horário disponível (durante a semana) e, em maio, ainda não foi disponibilizado a marcação. A Profa. Eunice teve a idéia de realizar a visita no sábado, mas, precisa saber a aprovação e disponibilidade da turma. Verificaremos isso nas próximas aulas.
Formação dos grupos para trabalho AI.
Será realizado um Trabalho como Avaliação Intermediária na disciplina de Empreendedorismo. A Professora Eunice solicitou que fossem criados grupos de no máximo 3 pessoas para a apresentação do trabalho que será desenvolvido sobre alguns casos extraídos do livro “A vez do sonho” de Fernando Dolabela. O trabalho pode ser feito de 1 até 3 alunos no máximo, sendo que, os alunos que optar em fazer o trabalho sozinho terão os mesmos critérios de avaliação do grupo.
Foi passada uma lista para que fossem informados os nomes dos grupos. A escolha do grupo foi feita pelos próprios alunos. Quem ainda não tem o nome na lista procurar o chefe de turma (Alexandre Ribeiro) para incluir o nome do grupo. Qualquer problema durante a execução do trabalho deve ser relatado para a Prof. Eunice.
O trabalho valerá no total 40 pontos, sendo 30 pontos trabalho escrito que será considerado como prova, dessa forma, no dia da prova o trabalho deverá ser entregue e os alunos deverão assinar a ata de prova. Não assinar a ata da prova é como se não tivesse feito o trabalho, mesmo tendo participado de todo o desenvolvimento. Concluindo, o aluno que não assinar poderá ficar de recuperação ou fazer 2º chamada de prova (dependendo do caso). Ocorrendo qualquer que seja de uma das duas opções será dada uma prova com o valor dos pontos conforme descrito na página 13 da apostila. Os outros 10 pontos serão de apresentação.
ATENÇÃO: Os trabalhos que forem copiados da Internet terão suas notas prejudicadas, a Internet pode ser usada apenas como forma de complemento e não como cópia. A intenção é aprender e não copiar. A Profa. Eunice valoriza mais um trabalho com erros gramaticais, de ortografia, de entendimento do que leu, dentre outras dificuldades de alunos do 1º período a trabalhos copiados da Internet.
Apresentação de Trabalhos sobre o invento do produto para facilitar o deficiente fazer um ovo quente e comer sem ajuda de outras pessoas.
O trabalho de grupo foi apresentado da seguinte forma: um integrante do grupo apresenta o invento e a forma de utilização e vantagens, depois o observador faz uma colocação de como a idéia foi desenvolvida, de como o grupo se organizou para criar a idéia e passá-la para o papel. Após a apresentação de cada grupo a turma realizava algumas perguntas e a professora fazia uma colocação.
Observamos que na maioria das idéias apresentadas, a de um grupo complementava a idéia de outro grupo. Percebemos a importância de uma comissão para avaliar todas as idéias passadas pelo funcionários de uma empresas.
Segue o nome dos produtos criados: Kit Ovoflex, Mais simples, Egg Time, Cook Egg, Ovo Fácil, Ovo quente fácil e PQP51. Os principais pontos observados com o trabalho foram:
1º – O trabalho em equipe na maioria das vezes facilita o desenvolvimento da idéia.
2º – Para atingir um bom resultado é importante ter organização e saber ouvir todos os pontos de vista.
3º – Às vezes idéias muito inovadoras, avançadas nem sempre são bem aceitas ou entendidas, por isso é importante fundamentá-las para que tenha consistência.
4º – Quanto mais idéias são expostas, mais soluções vão aparecendo.
5º – Uma boa idéia não é nada sem uma boa direção.
6º - Para chegarmos em um produto final, é necessário às vezes de um conjunto de idéias que partem de várias pessoas e estas deverão ser aprovadas pela maioria, pois desta forma a chance de sucesso é muito maior.
7º A técnica utilizada serve para resolver também problemas que a empresa tenha ou um determinado produto.
8º Portanto, este Brainstorming (tororó de idéias) é muito importante. Ressalte-se que não é permitido criticar as idéias. É necessário realizar uma análise de todas, pois idéias que parecem absurdas no primeiro momento, podem tornar-se viáveis posteriormente.
Curiosidades:
Segue abaixo, algumas informações sobre o autor do livro “O segredo de Luísa”, "A vez do sonho" e outros relacionados ao tema empreendedorismo:
Minha visão sobre empreendedorismo - Fernando Dolabela
Eu me deixei envolver pelo estudo do empreendedorismo ao perceber que estava diante de um tema que pode e deve se expressar como elemento fundamental na construção do bem estar da coletividade. E que, na sua essência, tem condições de ser um dos caminhos para a construção da liberdade. É claro que para produzir tais resultados o empreendedorismo não pode ser um instrumento de concentração de renda, de aumento de diferenças sociais ou uma estratégia pessoal de enriquecimento.
No Brasil o tema central do empreendedorismo deve ser o desenvolvimento social, tendo como prioridade o combate à miséria, oferecendo-se como um meio de geração e distribuição de renda.
Mais do que uma preocupação com o indivíduo, o empreendedorismo deve ser relacionado à capacidade de se gerar riquezas acessíveis a todos. Como geralmente a renda concentrada teima em não se distribuir, é importante que ela seja gerada já de forma distribuída. É disto que cuida o empreendedorismo. Não vejo o empreendedorismo como um conceito econômico. Tem antes uma conotação social, cujo preceito ético é gerar utilidade para os outros. É este também o seu referencial ético.
A educação empreendedora no Brasil difere daquela nos países desenvolvidos: aqui as variáveis que definem a nossa ética e a nossa estratégia educacional advêm de contingências não encontradas lá: a miséria e os mecanismos históricos de sua preservação.
Por ser um fenômeno cultural, o empreendedorismo exige soluções que tenham a nossa cara, o nosso jeito, o nosso sistema de valores, a forma brasileira de ver o mundo.
Utilizo o termo empreendedorismo em seu sentido amplo, considerando-o uma forma de ser, e não de fazer. Assim, estão incluídos nesse conceito, por exemplo, o empregado-empreendedor, (ou intra-empreendedor) o pesquisador-empreendedor, o empreendedor comunitário, o funcionário público empreendedor, etc.. O que importa é a maneira de se abordar o mundo, qualquer que seja a atividade abraçada.
O meio que utilizo para realizar o meu sonho é o ensino de empreendedorismo, em todos os níveis, que ensino deve ser de fácil disseminação, barato, não centralizado e utilizar recursos humanos já disponíveis nas estruturas formais do ensino brasileiro.
Para isto desenvolvi e mantenho em constante aprimoramento metodologias de ensino de empreendedorismo para serem utilizadas em todos os segmentos do ensino formal, da educação infantil à universidade, abrangendo todas as idades a partir de quatro anos.

Resumo da aula 10/03/10

RESUMO DA AULA DO DA 10/03/2010 Alunas Responsáveis pelo texto: Jussara câmara Paim e Vanessa Sales Lage. No início da aula passada, discutimos sobre a pergunta nº2 do caso Taylor e chegamos a conclusão que cada um tem uma opinião sobre esta pergunta e, a mesma não pode ser mudada. Entretanto, teoricamente ainda não há nada que comprove se a pessoa nasce ou se torna empreendedora. Baseado no texto, Taylor se tornou empreendedor com o seu esforço, apesar de ter nascido em uma família que o incentivava aos estudos, pois se só a família e a escola contribuísse, seu irmão também seria considerado empreendedor, uma vez que teve a mesma estrutura. Depois da discussão, iniciamos um trabalho em grupo (4 a 5 pessoas), onde éramos contratados por uma empresa de inovação e deveríamos criar um dispositivo para que pessoas que possuíam somente um braço ativo fossem capazes de preparar sozinhas um ovo quente e se alimentarem sem ajuda de outros. No grupo deveria ter um coordenador que tinha como função estar atento e não deixar o grupo perder o foco, um relator que deveria colocar no papel a solução do grupo e um observador, que anotava todos os passos que foram utilizados pelo grupo para a solução. No final deveríamos criar um folder apresentando o produto para a turma. O folder foi entregue a professora e será apresentado na próxima aula de Empreendedorismo.