quarta-feira, 24 de março de 2010

Resumo de 24/03/10

Responsáveis pelo resumo: Clenizon dos Santos e Wanderson Medrado A aula teve inicio com a lista de Empreendedores repassada pela Prof. Eunice, para que os grupos escolhessem seus temas, para que sejam elaborados os Trabalhos de AI ( Avaliação Inicial). Foi apresentada a mudança no cronograma referente à aula do dia 29/03/10, onde teremos a visita de 02 (dois) ex-alunos da Fatec para um bate papo com a turma, sendo estes, os Srs. Marcelo e Gledson. Foi alterada a data do Júri Simulado. A data será repassada posteriormente pela professora. Estas duas aulas do júri serão disponibilizadas para que os grupos se dediquem ao trabalho de AI dentro de sala. Em relação ao filme sobre Ford: o Homem e a Máquina, este será exibido no dia 31/03, às 19horas. Foi solicitado pela Prof. Eunice que a turma lese em sala o caso Mc Donald’s que se encontra na apostila. Como parte dos alunos não estavam com o material em mãos, caso “ Mc Donald’s”, a Prof. Eunice repassou a estes outros 2 casos para leitura e analise. Estes são: caso canos PVC e Gol (empresa aérea), que serão discutidos nas próximas aulas pela turma toda, por isso todos devem ler estes casos. Aproveitando o Feed Back, a Prof. Eunice chamou a atenção da turma para o assunto tempo, pois, a turma em geral não estava sabendo administrar o tempo ocioso, não sabendo aproveitá-lo de forma positiva, e sim negativa, como estava sendo notado. Realizada a leitura do caso Mc Donald’s, foi aberto debate sobre o caso, com exposição de opiniões dos alunos em relação ao texto com o acompanhamento do raciocínio pela Professora. Principais itens abordados: _ A mudança realizada pela empresa para se adequar às preferências de seus clientes, pois os consumidores estavam com uma consciência mais voltada para a saúde e o meio ambiente. Prova disso era a preocupação dos clientes com o sal e gorduras utilizadas nas refeições rápidas. Em reposta às duras criticas, o Mc Donald’s passou a utilizar óleo vegetal em na fritura das batatas e reduziu a quantidade de gordura nos hambúrguer. _ Ouve queda em vendas, quando atingiu 10% da demanda é que o McDonalds tomou providências, alterando o cardápio. Vê nesta atitude a dificuldade de mudança das empresas (leia-se pessoas); _ Sobre a questão do meio ambiente, devido a vários problemas enfrentados, tais quais movimentos que incentivavam as pessoas a boicotar os produtos e a depredação de algumas instalações, o grupo decidiu substituir as embalagens de isopor por papel. Outras mudanças realizadas foram à diminuição da espessura dos canudinhos e embalagens, tentando assim diminuir seu lixo sólido. Ouve também o investimento de 100 milhões de dólares durante 02 (dois) anos em esforços de reciclagem, juntamente com um programa destinado a educar a população sobre a importância da reciclagem. _ Havia também a preocupação da empresa em analisar minuciosamente o local e o tráfego para abertura de novas lojas. _ Para testar novos produtos no mercado, o Grupo Mc Donald’s abria pequenos restaurantes como o Gold Arch Café em Hartsville, em Tennessee. Estratégia usada para garantir que, se o produto não tivesse boa aceitação no mercado, não traria transtornos, nem mancharia o nome Mc Donald’s. A estratégia deve-se a redução no ciclo de vida do produto no mercado e a alteração de hábitos da população. É necessário maior agilidade da empresa, o que não condizia com teste de 5 anos, como eram feitos anteriormente. _ O grupo Mc Donlad’s tinha um tratamento homogêneo no quesito atendimento e produtos independente da localização global, por exemplo, se o cliente do Mc Donald’s estivesse em uma filial da America do Sul, seu tratamento e produtos em geral seriam iguais aos da Europa ou até mesmo dos EUA. Dessa forma, ouve por parte do grupo um interesse em se adaptar ao meio em que se encontravam, pois estavam enfrentando problemas culturais, fazendo com que seus lucros fossem prejudicados, pois não conseguiam atingir o publico local. _ Em relação ao assunto cliente alvo, a Prof. Eunice citou alguns exemplos claros que temos na grande BH, como: o Epa, Mart Plus, Via Brasil, e uma loja em contagem voltada para atacado que são do mesmo grupo, ou pelo menos eram até um tempo atrás; o Carrefour, Carrefour bairro, que também são o mesmo grupo, dentre outros. Cada um destes, atende a um público alvo específico. Resumindo: Pelo caso McDonalds, foi possível observar que pretendendo abrir uma nova empresa ou na condução de uma já existente, os empreendedores devem ficar atentos para o mercado externo, considerando mudanças culturais, sociais e econômicas que ocorram neste mercado. Resistir as mudanças, só faz com que a empresa perca mercado. Lembrando também que a máxima “em time que está ganhando não se mexe” pode não ser ideal para este mercado competitivo que vivemos hoje. Observações importantes: A Prof. Eunice passou no quadro as linhas de estruturas que poderão ser utilizadas no trabalho de AI, estas são: 1º- Abordar Origem do empreendedor; 2º- Qual era o sonho do empreendedor; 3º- Sua Família (estrutura, formação educacional e profissional dos pais, etc); 4º- Desenvolvimento profissional e educacional do empreendedor; 5º- A (s) empresa (s): estratégia, objetivo, visão, reação do mercado; 6- No caso de entrevista com o empreendedor escolhido, não redigir no trabalho a entrevista em forma de Perguntas e Respostas, e sim em forma de Narrativa. Ressalte-se que todo o trabalho será uma narração sobre aquele determinado empreendedor e sua(s) empresa(s). Podem ser incluídos outros itens que o grupo considerar importante bem como o grupo pode optar por suprimir itens. Todo o relato dependerá da história do empreendedor. O importante é relatar um caso, realizando algumas indicações do conteúdo teórico estudado em sala de aula. A professora chamou a atenção para a recuperação paralela e a apresentação deste trabalho pelos alunos. A recuperação paralela será na data definida no cronograma. Ela fará correções e observações no trabalho e os alunos deverão fazer as correções da melhor maneira possível. Quanto a apresentação, todos os alunos devem apresentar e de forma inovadora. Não poderá fazer uma apresentação simples, apenas relatando o caso para os colegas. É importante inovar na forma de passar o conteúdo teórico e da história do empreendedor para a turma. No trabalho de apresentação, este item é que será avaliado. Desta forma, Os alunos precisam do trabalho o mais correto possível para apresentar. Assim, todos os alunos devem fazer a recuperação paralela, mesmo que não esteja fazendo para nota de recuperação. Também lembrou que no dia da entrega do trabalho para a prova AI todos os alunos devem assinar a lista de presença, quem não assinar, cairá automaticamente para a prova de segunda chamada, que será uma prova normal com perguntas objetivas e discursivas. Caso não consiga atingir a média com a prova ou não faça a prova de segunda chamada, poderá optar por fazer a prova de recuperação paralela. Não fazendo nenhuma das provas ou não atingindo a média, não há mais recursos. Assim, o aluno terá que obter os 60 pontos necessários para passar, nos 70 pontos que serão distribuídos em exercícios e prova final.