sexta-feira, 25 de junho de 2010

Resumo aula 23/06/10

Texto elaborado por Renata e Rodrigo

Foram apresentadas algumas questões no início da aula referente ao conteúdo do texto Capital de Risco, sendo:

· Você conseguiu criar um produto cuja tecnologia é bastante avançada para a época. Só que você não tem dinheiro para abrir uma empresa e começar a produzir. Onde você buscaria recursos financeiros para colocar seu projeto funcionando?

· Você possui uma gráfica que está com seus equipamentos obsoletos. Para manter os clientes que está atendendo é necessário investir em equipamentos modernos. Onde você buscaria recursos financeiros para atualizar os equipamentos?

· A empresa onde trabalha já conseguiu recursos financeiros? Onde e para que? E recursos de subvenção? Se sim, para que?

Todas as questões foram abordadas, em relação aos fundos de investimento existentes atualmente.

Foram colocadas as seguintes opiniões:

· Os avaliadores de projetos dos fundos, ao ler um plano de negócio diz que além do empreendedor estar preparado, é necessário ter um plano B, mostrando as adversidades que podem ocorrer e impedir a empresa de ter sucesso. Mostrar apenas o lado bom não garante o investimento. é preciso saber o que pode acontecer para um previsão positiva ou negativa.

· Quando pegar o dinheiro do fundo, este irá intervir na gestão de sua empresa. Isto pode não ocorrer, quando são fundos que investem em empresas maduras.

· Quando a empresa for gerida por famílias, os fundos verificam a relação interpessoal, pois para que ele intervenha na gestão, seria muito difícil, participar em conselhos que há desentendimentos familiares.

· O fundo investe 40% do valor total da empresa, mas colocam uma previsão de quando terão a rentabilidade esperada e a sua saída da empresa. Alguns fundos possuem no contrato uma clausula, que lhes dão o direito de vender para qualquer pessoa o investimento e que não precisa ser precisamente o empreendedor.

· Acontece do empreendedor entrar em um processo solicitando dinheiro a um fundo, e após ser aprovado, devido as exigências do fundo nas clausulas do contrato, nem sempre o empreendedor aceita o investimento do fundo. Seis a dez por cento das empresas, após terem seus pedidos aprovadas, acabam desistindo de seus financiamentos, devido algumas exigencias do fundo.

· A FINEP é um órgão que prover investimento para empresas e o CNPq para pessoas físicas. Os Investimentos da FINEP são disponibilizados por fundos ou incubadoras, escolhidas pelo órgão. Ressalte-se que o Sebrae não é um órgão em Minas Gerais que prover investimento ou financiamento.

· O texto trás algumas informações sobre o plano de negócios, tais quais, importância da equipe, plano financeiro, análise mercadológica, etc. Entretanto, não é objeto desta disciplina trabalhar questões do plano de negócios, pois o projeto integrador, nos 2o, 3o e 4 o períodos trabalham a construção do plano de negócios. Assim, o aluno que desejar, pode começar com uma idéia no 2o período e no final do curso terá seu plano de negócios pronto e com grande qualidade se o fizer bem feito.

· Após a página 16, indicada para leitura e estudo, encontram-se vários sites e endereços de fundos que os alunos podem entrar em contato para apresentar o plano de negócios e solicitar investimento para sua idéia. Também tem sites com informações importantes sobre capital de risco.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Resumo da aula 17/05/10

Texto elaborado pelo aluno Fabrício Xisto Alves

Neste dia iniciou as apresentações dos seminários. Cada grupo apresentou sobre o empreendedor que tinha realizado um trabalho escrito.

Apresentação do grupo: Camila, Renato, Jussara.

Apresentação do vídeo sobre o grupo Séculos, sua história, crescimento e diversificações do portifólio.

Apresentação teatral de uma entrevista com Jairo Azevedo um dos irmãos fundadores do grupo.

Apresentação do grupo: Alexandre, Bianca e Vanessa.

Apresentação da vida empresarial, trajetória e os riscos assumidos por Bill Gates. O primeiro contato com o computador e com a Internet, apresentação do vídeo sobre a Microsoft, os primeiros software basic, cobol, Fortran e o Windows, a presença dele e sua empresa e as oportunidades, dificuldades e glórias.

Apresentação do grupo: Gabriela, Carmelita e Rosangela.

Entrevista com Roberto Marinho, apresentação com uma entrevista no Jornal Nacional.

A vida de Roberto Marinho, a carreira ao assumir o jornal O Globo após a morte de seu pai, o seu desenvolvimento após passar por todas as divisões da empresa e a formação da Rede Globo a parceria e o crescimento da empresa.