sexta-feira, 9 de abril de 2010

REsumo da aula de 05/04/10

Alunos responsáveis pelo texto: A professora informou no quadro que as aulas no laboratório serão dias 07/04;14/04 e 28/04. Os alunos devem trazer o material para realização do trabalho. 1ª parte do trabalho: entregar em forma de texto dissertativo.(ex. caso do Mc Donalds) 2ª parte do trabalho: Apresentar o trabalho, sendo que na apresentação os alunos devem inovar na forma de passar a história. Pode ser feita no Power Point, desde que inove. As apresentações começam após o dia 28/04. Neste dia, será prova de recuperação. Todos os alunos farão esta prova, pois será uma forma de consertar qualquer descrição errônea no trabalho. Discussão das perguntas sobre o filme FORD: 1.Qual a relação do Ford com a família? Mauro:Ele empurrava o filho para ter atitude, ser pro-ativo. Caio:Teve muito apoio da família, o filho começa a falar mal do pai, mas a mãe não deixava. André:Como empresário foi ótimo, mas como chefe de família foi um fracasso. ??:A pessoa que é empreendedora acaba se desligando da família. Eunice: Geralmente, o empreendedor se afasta da família independente da sua escolha. É necessário que haja muita compreensão da família para que não termine em brigas e separações. ??:conflito com o filho, ele queria que o filho fosse como ele. Ele queria que o filho fosse seu sucessor e, não fosse para a guerra. Ilídio:Autoritário;criou uma máfia dentro da empresa. Eunice:O filho do Ford não tinha características empreendedoras, mas ainda assim, Ford queria que ele fosse como ele. Ford foi empreendedor, mas não foi até o fim de sua carreira, ele não aceitava mudanças. Criou o Modelo T, que foi um marco. Também inovou quando o contador forçava para contratar mais homens. Ele teve o estalo de criar a linha de produção utilizando seus conhecimentos de engenheiro e também da sua observação de um abatedouro de frango. Quanto as críticas de ser autoritário, ressaltou que a época era 1920/1930: Qual gerente ou dono de empresa, nesse período não era autoritário? Encontrar uma empresa com gestão humana era muito difícil. Vilson:O neto de Ford pediu carta branca ou ele não assumiria a empresa, foi aí que Ford autorizou o neto a gerir a empresa a sua maneira. -As empresas que não têm um preparo para sucessão, existe muitas brigas, inclusive há uma reportagem que um empresário afirma que não precisa de inimigos com o filho que ele tem. Tal texto sobre sucessão familiar será visto mais a frente na disciplina. É comum o empreendedor dar mais atenção ao trabalho do que a família? Sim. O trabalho requer mais atenção, é uma opção que a pessoa faz. Eunice: Trecho do livro “O segredo de Luíza”.”Falácia da ratoeira”,se não tiver técnica de Marketing, fluxo de caixa , a empresa mesmo com o melhor produto, está fadada a falência, tem que ter visão em todos os âmbitos. Adélia/Eunice:Discussão sobre a criação ( Educação) do filho de Ford, a educação é muito relativa, pois dentro de uma mesma família, pode-se ter várias pessoas e cada uma ter a sua personalidade. Pelo que se percebe da educação do neto de Ford, foi uma educação militar, o que pode ter influenciado muito sua atitude e postura nas suas decisões. ??:Ford foi um Inventor/Inovador, mas não foi até o fim de sua carreira, tinha resistência em mudar o Modelo T, foi um processo bem demorado até a criação do Modelo A, porque Ford foi apaixonado pelo seu produto. (até o Modelo T ele foi inovador), inovou também nas carretilhas. Eunice:Exemplo do empresário da Chilli Beans; antes da Chilli Beans todas a 3(três) empresas que ele teve faliram, principalmente por não saber administrar as contas. Quando era músico, sua conta bancária particular vivia no vermelho. O pai tinha um amigo que já havia trabalhado na área financeira de uma grande empresa e estava aposentado. Quando convidou esta pessoa para trabalhar na Chilli Beans, mantendo esta pessoa na administração do negócio e o dono empreendedor ficava somente na parte de criação, daí em diante as coisas mudaram e hoje vemos o sucesso que é a marca e o negócio. Eunice: Foi colocado também que há 15/20 anos atrás o curso de administração não formava o profissional para ter uma visão empreendedora. Já a formação de hoje é voltada para criar pessoas Inovadoras e Empreendedoras; 1-Conhecimento – 2 observação e - 3 técnicas que ajudam a estimular a criatividade. Foi desenhado no quadro um plano cartesiano de Dornelas, indicando os quadrantes onde encontram-se as maioria das pessoas, do inventor, do empreendedor e do administrador.

Resumo da aula 31/03/10

Alunas responsáveis pelo texto: Luciana e Sabrina No início da aula foi solicitado que os alunos lessem quatro perguntas que estavam na apostila sobre o filme que iriam assistir. Ás 19:15 deu-se inicio ao filme, cujo principais temas tratados são abordados a seguir. “OS PROBLEMAS SÃO OPORTUNIDADES DISFARÇADAS”. Filme: Ford: o homem e a máquina O filme descreve a trajetória de Henry Ford, empresário americano fundador da Ford Motor Company que produziu o veículo mais vendido no final do século XIX, chamado modelo “T”, um automóvel padronizado, de produção em série, uma fabricação em massa com a preocupação de reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores, seu ideal era mudar a vida das pessoas em geral. Características pessoais de Ford: - visionário; - conseguiu reduzir drasticamente os custos e melhorar radicalmente a qualidade, numa época em que o volume de produção era baixo e aumentos quantitativos não reduziam esses custos; - curioso: na infância demonstrou muito interesse pelo primeiro carro que viu, - sonhador; - audacioso: colocava seus objetivos em prática, mesmo quando contrariava a todos; - foco no negócio; - incluía a família em seus projetos empreendedores; - seus ideal não era só lucro, queria também mudar a vida das pessoas. Características do Fordismo: - preocupação com o custo/benefício; - política de venda: tornar o produto acessível a todos; - justiça social: aumento de salário e redução da carga horária de trabalho na fábrica; - trabalho repetitivo com objetivo de perfeição; - produção em massa, automatizada, os veículos eram montados em esteiras rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava praticamente parado, realizando uma pequena etapa da produção. Motivos do declínio: Os principais motivos do declínio de Ford são: - o sistema de controle altamente burocratizado; - movimentos sociais iniciados na Europa: força de trabalho reivindicava redução de jornada de trabalho e melhores salários; -resistência à inovação; - crise mundial.

Resumo da aula 29/03/10

Alunas responsáveis pela confecção do resumo:
Carmelita Viana e Jacielle Quadros Houve um bate-papo com dois ex alunos da FIEMG -
Marcelo Costa e Gleidson Miguel Gonzaga.
Eles contaram um pouco de suas experiências de vida e como o curso mudou o dia a dia deles e vários outros colegas.
Gleidson há 20 anos trabalha em uma multinacional, quando iniciou tinha apenas um curso técnico em mecânica, ele foi promovido várias vezes até chegar ao setor de pós-vendas onde concorreu a vaga com várias pessoas que possuíam curso superior. Conseguiu a vaga.
Algum tempo depois, ele viu a necessidade de um curso superior para conseguir deslanchar dentro da empresa. Foi quando o Marcelo, seu amigo e também técnico em mecânica com as mesmas experiências profissionais, também percebeu a necessidade de ter um curso superior e, então, eles prestaram vestibular na FATEC e passaram.
Quando começaram a estudar, o cansaço era visível em cada aluno da sala, mas a força de vontade estava sempre presente, tanto que a turma deles foi uma das turmas que concluíram o curso com o maior número de alunos formando – 31 alunos.
Abordaram da importância da semana de gestão. Em uma dessas semanas tiveram uma excelente notícia - o curso de Tecnólogo de Processos Gerenciais foi reconhecido pelo Conselho Regional de Administração. Durante esta semana várias palestras são ministradas e é possível adquirir vários conhecimentos extra ao curso.
O Marcelo ainda falou sobre a comissão de formatura onde ele era um dos integrantes. Aconselhou que na formação da comissão tivesse, no maximo, 5 membros, pois assim seria mais fácil de gerir. Disse ainda que o gasto maior que se pode ter na comissão é com os convites, pois a FIEMG permite a utilização de seus auditórios para a colação sem custo. E para a confraternização, aconselhou que não demorássemos muito para começar o recolhimento de uma quantia aproximada de R$ 40,00. Segundo ele, esta quantia é suficiente para várias despesas e poderia ainda sobrar dinheiro dependendo do evento que se optasse por fazer.
Responderam perguntas que alguns alunos fizeram, uma delas foi sobre o preconceito do Tecnólogo no mercado, e a resposta foi bem positiva quase não existe preconceito. Outra pergunta foi sobre o mercado de trabalho, eles disseram que muitos colegas de sala tiveram oportunidade de mudar de emprego, na sala apenas uma pessoa não trabalhava e no final do curso já tinha conseguido emprego na área. Também explicaram sobre os Processos de tecnologia ser uma ênfase dentro da Administração.
No final dos depoimentos eles deixaram os emails caso alguém quisesse fazer contato sobre duvidas, email Marcelo: marccelobh@hotmail.com e email Gleidson: gleidson.gonzaga@hotmail.com.
Portanto, a aula do dia 29 de março de 2010 foi importante no aspecto de desenvolvimento pessoal, que mais tarde influenciará no desenvolvimento profissional.