terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Aula 22/02/10

Resumo aula 22/02/10 – Realizado pela professora Eunice Rocha As seguintes informações foram passadas: 1) Revisão das aulas anteriores. O aluno Caio colocou alguns pontos, auxiliado por outros alunos da turma e a professora:
a) Características do intra/empreendedor já vistas na história de Frederick Taylor – visionário, busca conhecimento, disciplinado, corajoso, é um indivíduo que faz diferença, determinado, persistente, dedicado, apaixonado pelo que faz, líder, bem relacionado, organizado, planeja e criou valor para a sociedade.
b) Diferença entre intraempreendedorismo e empreendedorismo: o empreendedorismo é um processo de inovação. O intraempreendedorismo também é um processo de inovação, mas que ocorre dentro da empresa causado pelos empregados.
c) Diferença entre intraempreendedor e empreendedor: O empreendedor é o dono do negócio. O intraempreendedor é um funcionário com carteira assinada, mas que age como se fosse dono do negócio, seu sentimento é de dono.
d) Conceito de inovar: é implementar produtos e serviços novos que atendem às necessidades da sociedade/cliente/consumidor e esteja desenvolvido tecnicamente.
e) História do empreendedorismo: é uma disciplina nova. Há aproximadamente 35 anos que estudos vêm sendo realizados. Quanto às características que tornam uma pessoa empreendedora, ainda não têm dados que comprovem cientificamente. Há uma pesquisa da ONU que mostra que os empreendedores têm 10 características marcantes, as quais são trabalhadas no curso do EMPRETEC.
f) A pessoa nasce ou torna-se empreendedora: Sabe-se que há influência da família, do meio onde a pessoa vive, mas não se tem informações científicas que comprovem que uma pessoa nasce empreendedora, que seja hereditário. Mas há estudos que mostram que quando começa trabalhar com pessoas em cursos, escolas, etc. o desenvolvimento da criatividade e as características empreendedoras, os resultados são verdadeiros.
g) Porque o ensino do empreendedorismo: antes quem empregava eram as grandes empresas, hoje, a maioria dos trabalhadores está nas pequenas empresas que pertencem a empreendedores. O ciclo de vida dos produtos era de 10 anos, e, hoje, um produto com um ano já está obsoleto, o que faz com que as empresas tenham que inovar mais. O produto com qualidade vendia por se só, pois a demanda era muito grande e a produção não atendia esta demanda. Hoje, se o empreendedor não tiver um bom empresariamento a empresa cai na “Falácia da ratoeira” (Dolabela, 1999). O desemprego grande necessitava de novos postos de trabalho. Antes a regra era a falência (a cada 10 empresas que abriam, 7 delas deixavam de existir antes de um ano). Hoje esta estatística mudou. O empregado não precisava pensar, hoje ele precisa ser criativo para inovar e atender aos ciclos de produtos menores.
2) Informações sobre visita técnica: A professora pediu que os alunos trouxessem na quarta (24/02) o que a turma deseja fazer nas aulas. Foi sugerido pela professora uma visita técnica em uma fábrica de plástico (ela já estava negociando a ida), visita ao museu aberto de Inhotim, ao MAO, ao museu de telecomunicações da OI. Também ofereceu como idéia para os alunos fazerem um seminário de um livro, apresentando o mesmo de forma inovadora. Ou criar um projeto para realizar uma empresa júnior ou criar uma comissão de formatura e realizar um evento para ter um resultado financeiro. Estas foram algumas sugestões da professora. Ela precisa saber quais alunos têm interesse e disponibilidade para fazer visita técnica, quais atividades a turma ou grupos da turma estariam interessados em realizar? No dia 24/02 a turma deve dar um retorno para a professora finalizar seu cronograma de aulas. Caso não tenha um retorno, irá propor conforme sua visão que teve dos alunos.
3) Solicitação de leitura: Foi disponibilizado no xerox um texto sobre intraempreendedorismo que possui 3 textos de leitura obrigatória (devem ler para dia 01/03) e outros opcionais para quem quiser ler mais sobre o assunto. Também há um caso da Apsen que deve ser lido para realizar um exercício sobre o caso no dia 03/03. Também foi disponibilizada uma sinopse do filme “tempos modernos” e os alunos que quiserem podem ler antes de ser passado flash do filme no dia 01/03. Os conteúdos que já foram trabalhados na aula estão disponibilizados. O arquivo destas transparências foi disponibilizado por email para Jussara Paim passar para a turma. Nele há mais informações do que as que foram disponibilizadas no xerox. 4) Continuou a discussão do capítulo inicial do livro “Taylor: o mago da administração” – página 27 a 30. Como apenas dois alunos presentes tinham lido o texto, não foi possível os alunos fazerem a exposição dos seus pontos de vista como foi solicitado pela professora na aula do dia 10/02/10. Assim a professora leu alguns pontos do texto e explicou:
a) A passagem do texto na página 27, “O velho avô ...legara ao neto o senso de observação” – nesta passagem e outras citadas anteriormente é possível perceber que a família tem influência em algumas características do empreendedor. Entretanto, ressalta-se que muitas vezes pode ser uma pessoa próxima como parente (tios, primos, etc.), vizinho, amigo, etc. É percebida a influência de um amigo na história do livro “Pai rico pai pobre” quando o filho do pai pobre começa a ser influenciado pelo amigo filho do pai rico. Assim, a observação, organização e planejamento de Taylor pode ter grande influência de família – pais e avós. Será que também pode ser algo hereditário? Foi questionado. Mas estudos apresentados por Eduardo Bom Ângelo no livro Empreendedor Corporativo mostra que não é possível afirmar cientificamente que as características e perfil de empreendedor é desenvolvido pela hereditariedade. Continuando a passagem “A amabilidade pessoal facilitava-lhe os contatos sociais...Quase sempre chefe de equipe...se habituou a pensar em vencer.” Neste trecho percebe-se que Taylor adolescente já tinha espírito de liderança e mantinha bons relacionamentos. Portanto, sua rede de relacionamento era cuidada por ele, coisa importantíssima para o empreendedor. Continuando no próximo parágrafo, percebe-se que Taylor também errava e não tinha medo de errar. Propôs alterações em raquete de tênis, mas não teve êxito como as propostas nas regras de jogo de beisebol.
b) Na página 28, inicia-se o tópico “O primeiro estudo de tempos” mostrando que quando adolescente ele também era o melhor da sua classe. Quando foi prestar admissão ao curso de direito na Harvard, passou com distinção (pág 29). A professora questiona: O perfeccionismo é uma das características do empreendedor? Nas discussões com os alunos, chega-se a conclusão que apesar de Taylor mostrar-se um perfeccionista, ele soube lidar bem com esta característica, pois tinha coragem de apresentar seus projetos mesmo às vezes falhando (como foi o caso da raquete). Para o perfeccionista é difícil torna-se empreendedor, pois este tem dificuldade de apresentar uma atividade 60% ou 70% completa, tem que está 100%. E para empreender, é necessário inovar, e inovar significa realizar suas idéias e muitas vezes após colocar em prática é que poderá melhorar posteriormente. E se você não sair na frente, outro pode “beber a água limpa” e ficar com os louros.
c) Página 29 item “Ledor incansável” é importante neste item a história também de Babbage. Pois mostra o que aconteceu com os gênios como Einsten, Newton, Thomas Edison. Todos trabalharam muito em cima de seus projetos, erraram, até acertar. Daí podemos observar a veracidade da frase do próprio Thomas Édison – “O gênio é 1% inspiração e 99% transpiração”. Esta frase quer dizer que se você deseja ser um gênio é necessário trabalhar muito, pesquisar muito, tentar muitas vezes (transpirar) e o clique da idéia (inspiração) vem justamente devido a esta transpiração.
d) Outra parte importante desta passagem “Ledor incansável” é mostrada no final da página 29 quando questionam se Taylor tinha lido Babbage e conhecido as experiências de outras pessoas cronometrando o trabalho. Sabe-se que várias pessoas podem ter a mesma idéia ao mesmo tempo. Idéias todos têm, difícil é realizar estas idéias. Aí está a diferença entre o empreendedor e as pessoas comuns. Estas não têm coragem para implementar suas idéias, encontram mais desculpas do que realização (inovação).
e) A professora também foi um pouco a frente no texto lembrando que Taylor era um funcionário que se destacava dos outros. Em certa ocasião quando um esgoto entupiu e a proposta era quebrar para desentupir. Taylor, retirou sua roupa e para surpresa de todos, entrou no esgoto e desemtupiu. Também quando se levava 36horas para limpar os auto-fornos. Ele tentou diminuir o tempo de limpeza sem conhecer como era feito o trabalho, sem entender as dificuldades que os trabalhadores tinham. Mas apenas quando ele resolveu fazer o trabalho é que, juntando sua experiência adquirida e os seus estudos (teoria) ele conseguiu baixar o tempo para 6 horas. Portanto, sua experiência é muito importante, mas precisa de estudos para que você possa utilizá-la e ter resultados acima do que aquele apresentado por pessoas normais. 5) Definir duplas para realizar este resumo: A professora solicitou que os alunos definissem as duplas que irão, a cada aula com discussão e aula expositiva, fazer o resumo da aula com os pontos discutidos, resultados que chegou, decisões que foram tomadas. Este resumo servirá para os alunos que faltam à aula e, muitas vezes, ficam perdidas sem saber o que foi discutido, o que foi solicitado possam ter orientações confiáveis. Também servirá de ponto para estudo. Ressalte-se que a professora irá definir a data de realizar o resumo de cada dupla. O aluno que precisar faltar no dia especificado para ele realizar o resumo, deverá providenciar a troca com um colega sem a interferência da professora. O aluno que não fizer o resumo e faltar sem fazer a troca com outro colega, deixando seu parceiro sozinho, perderá os 4 pontos. O resumo deve ser enviado para o email da professora – empreendedorismo@gmail.com – até, no máximo, dois dias após a aula. A professora fará observações necessárias antes de publicá-la no blog www.professoraeunicerocha.wordpress.com
6) Início resumos: dia 01/03/10. Ficou decidido que a primeira dupla a realizar o resumo desta aula serão Ricardo e Paulo.
REFLITA:
O mestre contava uma parábola no final de cada aula. Os alunos, nem sempre entendiam o que significava. Um certo dia um dos alunos questionou ao mestre: Oh mestre! Você sempre nos conta um conto no final da aula, mas nem sempre entendemos, então, qual o significado disto para a aula? O mestre, muito pensativo, oferece uma pêra ao aluno. O aluno aceita e agradece pela generosidade do Mestre. Mas o mestre após entregar a pêra para o aluno, apanha uma faca e pergunta ao aluno se ele quer que ele descasque a pêra para ele. O aluno agradece novamente e diz que é muita generosidade e que ele não quer abusar. O mestre pega a pêra e descasca. E pergunta: você não quer que eu o corte para ficar mais fácil para você comer? O aluno, um pouco desconsertado, agradece e diz que não quer abusar, mas que cortado é bem mais fácil para comer. O mestre começa a cortar em 4 partes e depois em pequenos pedaços. O aluno observa um pouco desconsertado. Agora, você não quer que eu mastigue a pêra para você só engolir? O aluno muito desconsertado diz: Oh! não mestre, aí não precisa. Então, o mestre responde-lhe. Pois é, se eu fizesse a cada final de aula a interpretação das parábolas, eu estaria mastigando o conhecimento e entregando-lhe. Se engolir uma pêra mastigada por outro não é bom, o mesmo acontece com o conhecimento, eu estaria impedindo você de pensar. (parábola contada na rádio Itatiaia, dia 23/02/10).
“Sem leitura dos textos não é possível você pensar sozinho”.

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