sexta-feira, 9 de abril de 2010

REsumo da aula de 05/04/10

Alunos responsáveis pelo texto: A professora informou no quadro que as aulas no laboratório serão dias 07/04;14/04 e 28/04. Os alunos devem trazer o material para realização do trabalho. 1ª parte do trabalho: entregar em forma de texto dissertativo.(ex. caso do Mc Donalds) 2ª parte do trabalho: Apresentar o trabalho, sendo que na apresentação os alunos devem inovar na forma de passar a história. Pode ser feita no Power Point, desde que inove. As apresentações começam após o dia 28/04. Neste dia, será prova de recuperação. Todos os alunos farão esta prova, pois será uma forma de consertar qualquer descrição errônea no trabalho. Discussão das perguntas sobre o filme FORD: 1.Qual a relação do Ford com a família? Mauro:Ele empurrava o filho para ter atitude, ser pro-ativo. Caio:Teve muito apoio da família, o filho começa a falar mal do pai, mas a mãe não deixava. André:Como empresário foi ótimo, mas como chefe de família foi um fracasso. ??:A pessoa que é empreendedora acaba se desligando da família. Eunice: Geralmente, o empreendedor se afasta da família independente da sua escolha. É necessário que haja muita compreensão da família para que não termine em brigas e separações. ??:conflito com o filho, ele queria que o filho fosse como ele. Ele queria que o filho fosse seu sucessor e, não fosse para a guerra. Ilídio:Autoritário;criou uma máfia dentro da empresa. Eunice:O filho do Ford não tinha características empreendedoras, mas ainda assim, Ford queria que ele fosse como ele. Ford foi empreendedor, mas não foi até o fim de sua carreira, ele não aceitava mudanças. Criou o Modelo T, que foi um marco. Também inovou quando o contador forçava para contratar mais homens. Ele teve o estalo de criar a linha de produção utilizando seus conhecimentos de engenheiro e também da sua observação de um abatedouro de frango. Quanto as críticas de ser autoritário, ressaltou que a época era 1920/1930: Qual gerente ou dono de empresa, nesse período não era autoritário? Encontrar uma empresa com gestão humana era muito difícil. Vilson:O neto de Ford pediu carta branca ou ele não assumiria a empresa, foi aí que Ford autorizou o neto a gerir a empresa a sua maneira. -As empresas que não têm um preparo para sucessão, existe muitas brigas, inclusive há uma reportagem que um empresário afirma que não precisa de inimigos com o filho que ele tem. Tal texto sobre sucessão familiar será visto mais a frente na disciplina. É comum o empreendedor dar mais atenção ao trabalho do que a família? Sim. O trabalho requer mais atenção, é uma opção que a pessoa faz. Eunice: Trecho do livro “O segredo de Luíza”.”Falácia da ratoeira”,se não tiver técnica de Marketing, fluxo de caixa , a empresa mesmo com o melhor produto, está fadada a falência, tem que ter visão em todos os âmbitos. Adélia/Eunice:Discussão sobre a criação ( Educação) do filho de Ford, a educação é muito relativa, pois dentro de uma mesma família, pode-se ter várias pessoas e cada uma ter a sua personalidade. Pelo que se percebe da educação do neto de Ford, foi uma educação militar, o que pode ter influenciado muito sua atitude e postura nas suas decisões. ??:Ford foi um Inventor/Inovador, mas não foi até o fim de sua carreira, tinha resistência em mudar o Modelo T, foi um processo bem demorado até a criação do Modelo A, porque Ford foi apaixonado pelo seu produto. (até o Modelo T ele foi inovador), inovou também nas carretilhas. Eunice:Exemplo do empresário da Chilli Beans; antes da Chilli Beans todas a 3(três) empresas que ele teve faliram, principalmente por não saber administrar as contas. Quando era músico, sua conta bancária particular vivia no vermelho. O pai tinha um amigo que já havia trabalhado na área financeira de uma grande empresa e estava aposentado. Quando convidou esta pessoa para trabalhar na Chilli Beans, mantendo esta pessoa na administração do negócio e o dono empreendedor ficava somente na parte de criação, daí em diante as coisas mudaram e hoje vemos o sucesso que é a marca e o negócio. Eunice: Foi colocado também que há 15/20 anos atrás o curso de administração não formava o profissional para ter uma visão empreendedora. Já a formação de hoje é voltada para criar pessoas Inovadoras e Empreendedoras; 1-Conhecimento – 2 observação e - 3 técnicas que ajudam a estimular a criatividade. Foi desenhado no quadro um plano cartesiano de Dornelas, indicando os quadrantes onde encontram-se as maioria das pessoas, do inventor, do empreendedor e do administrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário